Superando o Medo

Um dia desses eu estava conduzindo um workshop de negócios sobre estresse, juntamente com um de meus colegas da Millennium. Havia cerca de vinte e cinco pessoas na sala; perguntamos por que as pessoas ficam tão estressadas em certas situações, como falar em público ou falar inglês com um nativo (um medo comum entre brasileiros).

Obtivemos as respostas costumeiras à nossa pergunta: medo de cometer erros, trauma de infância, timidez. Então, contei a elas uma conversa que tive com Dr. Norberto Keppe sobre medo de falar em público ou fazer apresentações. “Qualquer atitude de dúvida ou desconfiança, qualquer nervosismo ou medo”, disse ele, “representa uma oposição às próprias habilidades e talentos de cada um.”

Assim, há muito mais coisas por trás dessa atitude do que geralmente se pensa.

Quando temos medo de falar em público (ou falar uma língua estrangeira) o que está por baixo da superfície é uma atitude mais profunda que não percebemos. Esta é a conclusão inevitável a que chega a ciência da psicopatologia, iniciada por Freud e completada por Norberto Keppe – realmente temos atitudes contra nosso próprio desenvolvimento. Essa situação precisa ser entendida se quisermos nos desenvolver na vida.

Vou dar um exemplo. Suponhamos que você tenha de fazer uma apresentação a semana que vem. Ao tentar preparar sua apresentação, você acaba não deixando tempo para isso. Adia o quanto pode e busca um milhão de outras coisas para fazer. Olha seus emails a cada cinco minutos, joga solitário 100 vezes em seu computador, e de repente acha que é a hora perfeita para organizar seus arquivos de 1992 – os mesmos arquivos que você não usa desde … (adivinhou) … 1992!

Você protela, protela, mas finalmente consegue terminar sua apresentação em PowerPoint, depois de uma maratona a noite inteira na véspera. No dia seguinte, quando você se levanta para falar, se vê pensando de forma desconexa e incoerente ou esquecendo coisas importantes que queria dizer. Sente-se confuso e desconcentrado, muito diferente daquele apresentador eficiente que gostaria de ser.

E então tira a conclusão inevitável: “Detesto falar em público!” E declara isso a quem quer que queira ouvir. “Estou com muito medo.” E toda vez que surgir uma outra oportunidade de falar em público, você começa a suar e perde o sono – e faz o que pode para evitar a oportunidade.

Porém, aqui você cometeu em engano clássico, culpando a causa errada do seu problema. Falar em público não é a causa do problema; falar em público é simplesmente um grande espelho. O que a apresentação em público traz é muita consciência: você não é tão organizado como pensa, tem o hábito de adiar o que é importante em sua vida e tem dificuldade de expressar suas ideias de forma clara e concisa.

Essas atitudes existem independentemente da situação, e você nunca conseguirá resolvê-las se não examinar esse aspecto mais profundo. E o que é importante nessa discussão é que as dificuldades podem aparecer em outras áreas de nossas vidas também, e geralmente aparecem mesmo – como aceitar promoções ou novas responsabilidades, fazer entrevistas para emprego, falar uma língua estrangeira.

Para superar isso e progredir em nossas vidas, temos de lidar com as atitudes contraprodutivas subjacentes que nos levam a protelar e adiar. Isso é algo que ocorre em nossa relação com o mundo e é encarando esses demônios internos que alcançamos sucesso.

Essa é uma sabedoria que provém da ciência da Trilogia Analítica, que aplicamos todo dia em sala de aula aqui na Millennium, e pode fazer uma incrível diferença no aprendizado de uma língua e melhoria de muitas áreas de sua vida.

Gostou deste conteúdo? ajude-nos a compartilhar esta página
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

• Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Política de Privacidade

• We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it. Privacy Policy

Need help?