O Desejo da Fórmula Mágica para Tratar as Enfermidades

Cláudia B. S. Pacheco

Os remédios mais vendidos nos Estados Unidos são os antiácidos e digestivos, os moderadores de apetite, os tranquilizantes, e as vitaminas. ltimamente, os anabolizantes tomam conta do mercado negro e eles servem para reforçar o sentimento de narcisismo, de poder de quem os consome, assim como as vitaminas, que dão a ilusão de rejuvenescimento. O ser humano faz uso dessas poções mágicas numa tentativa de mascarar a sua realidade, seus problemas, suas restrições.

 

Eles conseguem? Negativo. Além dessa sensação de melhora se esvair em curto tempo, os efeitos colaterais indesejáveis não tardam a aparecer. E com eles, às vezes, sérias complicações de saúde. A grande novidade dos anos oitenta, trazida pelas medicinas e terapias alternativas – a chamada abordagem holística das terapias (embora elas não sejam verdadeiramente holísticas, pois não tratam das causas psicológicas) – criou um novo e milionário mercado de vitaminas, dietas “naturais” e terapias baseadas em ervas, flores, perfumes. Uma pesquisa realizada na Itália, recentemente, mostra os números milionários desse comércio. Mas, de outro lado, apontam para o perigo da ingestão indiscriminada das referidas ervas, mencionando diversos efeitos colaterais – sendo que alguns acabam nos hospitais. Sintomas de cefaleia, hemorragias, problemas cardíacos, entre eles aumento ou redução dos batimentos cardíacos, reações alérgicas, entre outros, podem ser os desconfortos causados pela ingestão irracional de remédios naturalistas.

Os médicos italianos alertam: cuidado com a administração de ervas a crianças, mesmo as mais inofensivas como o chá de camomila, que age diretamente no sistema nervoso central. Porém, o remédio mais eficaz, que atinge diretamente a fonte de todas as doenças, como suas curas, é o mais rejeitado pelos doentes: a verdade, principalmente a consciência da patologia psíquica, que na sua maior parte está inconsciente nos seres humanos e na sociedade em geral. Cláudia B. S. Pacheco, psicanalista Excerto do livro De Olho na Saúde.

 

Nas opções:

IMPRESSA e em PDF

Quer ler mais sobre esse assunto?

Dica de Leitura:

De Olho na Saúde – O ABC da Psicossomática Trilógica

Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco
ISBN: 978-85-7072-160-7
4ª edição 2020
174 páginas

A psicanalista Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco fez uma coletânea de artigos que escreveu para o Diário Comercial do Rio de Janeiro, na qual, em linguagem simples e com ilustrações do artista plástico Nelson Coletti, trata de assuntos ligados à nossa saúde e qualidade de vida como relacionamentos, trabalho, depressão, problemas de obesidade, de autoajuda e muitos outros temas de nosso interesse.

Gostou deste conteúdo? ajude-nos a compartilhar esta página
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Política de Privacidade

• We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it. Privacy Policy

Open chat
Need help?